quinta-feira, 14 de julho de 2011

Era uma vez...


Era uma vez.....
Um rei que tinha 4 esposas...
Ele amava imenso a 4ª esposa...
e vivia dando-lhe lindos presentes, jóias e roupas caras.
Ele dava-lhe de tudo e sempre do melhor...

Ele também amava muito a sua 3ª esposa e gostava
de exibi-la aos reinados vizinhos.
Contudo, ele tinha medo que um dia, ela o deixasse por outro rei...

Ele também amava sua 2ª esposa.
Ela era sua confidente e estava sempre pronta para ele,
com amabilidade e ciência.
Sempre que o rei tinha que enfrentar um problema, ele
confiava nela, para atravessar esses tempos de dificuldade.....

A 1ª esposa era uma parceira muito leal e fazia tudo que estava ao seu
alcance para manter o rei muito Rico e poderoso, ele e o reino.

Mas....ele não amava a 1ª esposa, e apesar dela o amar
profundamente, ele mal tomava conhecimento dela.
Um dia...o rei caiu doente...e percebeu que seu fim estava próximo...
Ele pensou em toda a luxúria da sua vida e ponderou....
"É.... agora eu tenho 4 esposas comigo,
mas quando eu morrer, eu ficarei sozinho...
Então... ele perguntou a 4ª esposa:
-"Eu amei-te tanto, querida... cobri-te das mais finas roupas e jóias....
Mostrei o quanto eu te amava, cuidando bem de ti....
agora que eu estou a morrer.... és capaz de morrer
comigo, para não me deixares sozinho...?
De jeito nenhum!" respondeu a 4ª esposa e saiu do quarto
sem sequer olhar para trás...
A resposta que ela deu....cortou o coração do rei......
como se fosse uma faca afiada...
Tristemente.... o rei então perguntou a 3ª esposa:
"Eu também amei-te tanto a vida inteira.....
Agora que eu estou morrer... és capaz de morrer
comigo, para não me deixares sozinho...?
"Não!!!", respondeu a 3ª esposa. "A vida é boa demais!!!
Quando morreres, eu vou é ..... casar de novo..."
O coração do rei sangrou e gelou.... de tanta dor...
Ele perguntou, então, à 2ª esposa:
"Eu sempre recorri a ti quando precisei de ajuda......
e tu sempre estiveste ao meu lado...
Quando eu morrer... serás capaz de morrer
comigo, para me fazeres companhia...?
Sinto muito... mas..., desta vez, eu não posso fazer,
o que me pedes! "respondeu a 2ª esposa.
O máximo que eu posso fazer... é enterrar-te..."
Esta resposta veio como um trovão na cabeça do
rei e ele ficou arrasado...
Daí...uma voz fez-se ouvir...
"Eu partirei contigo e o seguirte-ei por onde fores...
" O rei levantou os olhos e lá estava a sua 1ª esposa,
tão magrinha... tão mal nutrida... tão sofrida...
Com o coração partido, o rei falou:
"Eu deveria ter cuidado muito melhor de ti,
enquanto eu ainda podia..."

Na Verdade... nós todos temos 4 esposas nas nossas vidas...A nossa 4ª esposa é o nosso corpo.
Apesar de todos os esforços que fazemos para mantê-lo
saudável e bonito... ele deixar-nos-á, quando morrermos...

A nossa 3ª esposa são as nossas posses, propriedades,
as nossas riquezas...

Quando morremos, tudo isso vai para os outros...A nossa 2ª esposa são a família e os amigos.
Apesar de nos amarem muito e estarem sempre ao nosso lado,
o máximo que eles podem fazer... é enterrar-nos...

E nossa 1ª esposa é o nosso ESPIRITO...
...muitas vezes deixado de lado... ele fica lá no fundo, esquecido,
por perseguirmos durante a vida toda, a Riqueza, o Poder
e os Prazeres do nosso ego...
É nele que cabe Deus, como bem dizia Dostoievsky:

"Todo homem tem dentro de si um vazio do tamanho de Deus".
É pena que muitas vezes só consideramos isso quando
estamos prestes a deixar este mundo...
Apesar de tudo, é a única coisa que sempre irá conosco,
não importa onde formos...
Então, cultiva-o. Fortalece-o. Bendi-lo. E, acima de tudo, alimenta-o.
Dá o verdadeiro sentido à tua vida agora.
É o maior presente que podes dar ao mundo e
principalmente a ti mesmo...


(autor anónimo) 

Sem comentários:

Enviar um comentário