domingo, 23 de janeiro de 2011

Teoria de Guerdjef



Guerdjef assumiu numa teoria que quem conseguisse cumprir metade dos principios que vou referir abaixo pode considerar que viveu uma vida plena e feliz.

Então vamos reflectir um pouco com o que andamos a fazer com as nossas vidas...
Seguem aqui os 20 princípios de Guerdjef:

1- Faz Pausas de 10 minutos a cada 2 horas de trabalho no máximo. Repete essas pausa ao longo do dia e pensa em ti, analisando todas as tuas atitudes até aquele momento.

2 - Aprende a dizernão sem te sentires culpado ou achares que magoaste. Querer agradar a todos envolve um desgaste enorme.

3 - Planeia o teu dia, sim, mas deixa sempre um bom espaço para o improviso, consciente de que nem tudo depende de ti mesmo.

4 - Concentra-te apenas numa tarefa de cada vez. Por mais ágeis que sejam os teus quadros mentais, tu esgostas-te.

5 - Esquece de uma vez por todas que és imprescindível. No trabalho, casa, no grupo habitual. Por mais que isso te desagrade, tudo move-se sem a tua actuação, a não ser tu mesmo.

6 - Abre mão de ser o responsável pelo prazer de todos. Não és tu a fonte dos desejos, o eterno mestre de cerimónias.

7 - Pede ajuda sempre que necessário, tendo o bom senso de pedir às pessoas certas.

8 - Diferencia problemas reais de problemas imaginários e elimina-os porque são pura perda de tempo e ocupam um espaço mantal precioso para coisas mais importantes.

9 - Tenta descobrir o prazer dos acontecimentos quotidianos como durmir, comer e tomar banho, sem também achares que é o máximo a se conseguir na vida.

10 - Evita envolver-te na ansiedade e tensão alheias enquanto ansiedade e tensão. Espera um pouco e depois retoma o diálogo, a acção.

11 - Família não és tu. Está junto a ti. Compõe o teu mundo, mas não é a tua própria identidade.

12 - Entende que principios e convicções fechados podem ser um grande peso e travão no movimento de busca.

13 - É preciso ter alguém em quem se possa confiar e falar abertamente ao menos num raio de 100 km. Não adianta estar longe.

14 - Sabe a hora certa de sair de cena, de sair do palco e deixar a roda. Nunca percas o sentido da importância subtil de uma saída discreta.

15 - Não queiras saber se falaram mal de ti nem te deixes atormentar por esse lixo mental. Escuta o que falaram bem com reserva analítica, sem qualquer convencimento.

16 - Competir no lazer, no trabalho, na vida a dois é optimo mas para quem quem ficar esgotado e perder o melhor da vida.

17 - A rigidez é boa na pedra, não no Homem. A ele cabe firmeza o que é muito diferente.

18 - 1 hora de intenso prazer substitui à vontade 3 horas de sono perdido. O prazer recompõe mais que o sono. Logo, não percas uma oportunidade de te divertires.

19 - Não abandones as tuas 3 grandes e inabaláveis amigas: intuição, a inocência e a fé.

E por fim e talvez o pricípio mais importante...

20 - TU ÉS O QUE TE FIZERES SER...      

Sem comentários:

Enviar um comentário